Cultura Negra – Filosofias e ideais que podem ser implantados no ideário das empresas

Ao falarmos de cultura negra, automaticamente nos lembramos dos livros das escolas e da forma como essa história era contada: Muito superficial e com a narrativa do branco europeu. A verdade é que a história real é bem diferente dessa que estamos acostumados e tem sido feito um esforço enorme para que a fala seja dada a quem é de direito e resgatados e trazidos aos tempos atuais conceitos, costumes e filosofias da cultura africana. Hoje, vamos usar o nosso espaço para mostrar algumas filosofias e ideais que podem ser implantados nas empresas, proporcionando diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

Intercâmbio Cultural e um ambiente descontraído

O novo e o desconhecido muitas vezes assustam e até causa incômodo aos olhares mais tradicionais, mas a quebra de pré-conceitos é extremamente necessária. Alguns empresários ainda torcem o nariz ao verem um cabelo black bem volumoso, estampas carregadas de cores e o uso de turbantes. Nessa hora, é importante lembrar que eles não precisam ser aceitos, mas sim, respeitados. Esse intercâmbio cultural é importante para a empresa, cria identidade e um ambiente agradável aos colaboradores. Nada melhor que um lugar onde a gente pode ser o que é, não é mesmo?

UBUNTU!

É comum nos depararmos com conceitos e terminologias de origem europeia, americana e asiática, visto que são continentes que historicamente se consolidaram como potências econômicas. Que tal implantarmos a filosofia do Ubuntu em nossas empresas, criando um ambiente colaborativo e fortalecendo ainda mais a marca, tanto na visão do mercado, quanto na visão dos funcionários?

Ubuntu é uma filosofia africana que considera o sucesso do grupo acima do que o individual. Não à toa seu forte significado: Eu sou, porque nós somos. Essa filosofia traz uma compreensão de nós mesmos em relação ao mundo e, aplicada à empresa, cria um sentimento de pertencimento na missão e metas de toda a equipe. Já dizia o pensador John Done: “Nenhum homem é uma ilha”.

A filosofia do Ubuntu ganhou ainda mais conhecimento quando o rapper Emicida criou estampas com a palavra em sua marca de roupas Lab Fantasma, comercializadas na C&A.

Cultura Africana: Sinônimo de respeito às origens

O respeito às origens é um sinônimo da cultura africana. Da organização política à matriz religiosa, o respeito à ancestralidade é presente. Esse é um valor que pode ser difundido na empresa, criando mais uma vez identificação com a marca, respeito à história e profissionais engajados com o ideário da organização.

Sawabona Shikoba – Erros acontecem e ninguém é descartado por isso

Outra filosofia– e muito bonita, por sinal – é a de uma tribo da África do Sul. Quando alguém faz algo prejudicial ou errado, essa pessoa não é crucificada e exilada da comunidade. Ela é levada ao centro da aldeia e rodeada por toda a tribo. Durante dois dias a tribo diz à pessoa que errou as coisas boas que ela já fez. Eles fazem isso para que a pessoa se lembre de quem ela é, para que ela não acredite que tenha se tornado seu erro, mas que se lembre de sua origem.

Sawabona – é um cumprimento utilizado até hoje na África do Sul, que significa “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim”. Shikoba – “Então, eu existo para você”.

E se nossos feedbacks fossem inspirados nessa filosofia? Se entendêssemos que erros acontecem e que ninguém deve ser descartado por conta deles? Podemos criar um ambiente mais acolhedor, ao nos inspirarmos na rica cultura africana

Conhece mais alguma filosofia ou conceito da cultura africana que pode ser implantado em empresas? Conta para gente nos comentários.

 

Quer promover a diversidade e inclusão social de jovens de baixa renda? A Ganbatte está aqui para te oferecer um processo de recrutamento e seleção de qualidade!  Clique aqui, para receber nossa ajuda.

Prazer, Diego Henrique, 26 anos, profissional da área de marketing e apaixonado pela escrita. Sou colunista de alguns sites por essa internet de meu Deus, falando sobre relacionamentos, comportamento e lifestyle.


Deixe seu comentário

Quer encontrar talentos com o perfil da sua empresa?

Inscrição realizada com sucesso.

Houve um erro, tente novamente.

Ganbatte para Empresas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.