Como tornar sua empresa mais diversa e inclusiva?

No último texto propusemos a reflexão acerca da diversidade sociocultural no ambiente corporativo e sobre os reais critérios que estão conduzindo a seleção de colaboradores na sua empresa, lembra? (Senão, dá uma lida, clicando aqui)

Isto porque, após diversas pesquisas – entre elas a “Delivering Through Diversity”, da McKinsey & Company -, é consenso o fato de que organizações com maior pluralidade entre os colaboradores são significativamente mais rentáveis.

Se depois de refletir, você, gestor, percebeu que no quesito equidade social sua organização não vai nada bem, mostraremos a seguir caminhos para que este cenário possa mudar.

Vamos lá, começaremos por você.

  • Conheça seus valores pessoais e examine-os criticamente (OBS.: você vai precisar de coragem para este primeiro passo);

Se você está em uma posição de liderança, já deve saber o quanto sua postura molda o comportamento da sua equipe. Então, você precisa encabeçar esta mudança. Tire 5 minutos todo dia antes de começar a trabalhar (pode ser durante o cafezinho) e observe seus pensamentos e como você se comporta através deles (seus pensamentos te fazem tomar decisões e agir). Perceba sob qual lente você tem julgado o ambiente à sua volta: ela é uma lente criada através de uma vida privilegiada? Ou não?

*Dica: se você é branco, de classe média ou alta e é homem heterossexual (ou se você tem pelo menos uma destas características), você quase invariavelmente é privilegiado. E não tenha medo de reconhecer isto, até porque este não é o problema, é só parte das consequências dele. Tenha calma, aceite, respire fundo e siga em frente. Se precisar de ajuda, procure um Psicólogo.

Depois, vá à sua equipe.

  • Movimente-a para reflexões semelhantes;

Quais as lentes sua equipe usa? Quem são estas pessoas e de onde elas vieram? Quais são suas histórias? Você deve buscar esta crítica coletivamente também.

*Dica: Vá devagar; o processo de tomada de consciência é algo demorado e que pode trazer muitas resistências. É importante sempre escutar com empatia e acolher as dificuldades que surgirem, afinal estes espaços não podem se tornar momentos constrangedores e de julgamento, mas sim, momentos de discussão e construção coletiva.

  • Busque e conheça a opinião de pessoas externas, com realidades diferentes das predominantes na sua empresa;

Mais uma vez: escute, acolha e ressignifique.

  • Use o que foi desenvolvido em equipe para direcionar todo o trabalho da empresa, principalmente o trabalho do setor de Recursos Humanos, que continuará moldando a cultura organizacional;

(até aqui, você terá preparado o terreno para as pessoas que virão)

  • Busque contratar pessoas com histórias de vida diferentes das predominantes na sua organização! Lembre-se sempre: capacitar um novo funcionário é mais barato e eficaz do que demitir por contratações mal-feitas. As competências estão lá, só precisam ser treinadas!

Apesar de trabalhoso, a mudança feita de forma compartilhada é eficaz e as consequências são duradouras.Trazer a diversidade para o ambiente de trabalho proporciona qualidade de vida, criatividade, aprendizagem, menos prejuízo e muito mais rentabilidade! Pense nisso! E se precisar de ajuda, estamos aqui. 


Deixe seu comentário

Quer encontrar talentos com o perfil da sua empresa?

Inscrição realizada com sucesso.

Houve um erro, tente novamente.

Ganbatte para Empresas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.